Acadêmica



Vera Aguiar 

Doutora em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, professora titular da PUCRS, onde leciona, nos níveis de Graduação, Mestrado e Doutorado, as disciplinas de Literatura Brasileira, Sociologia da Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Teoria para Criação de Texto Infantil e Juvenil e Metodologia do Ensino da Literatura. Desenvolve pesquisas nessas áreas, salientando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens.










Ana Maria Di Renzo

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (2005), com a participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na ÈCOLE NORMALE SUPÉRIEURE LETTRES & SCIENCIES HUMAINES (2003). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-historia-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado- língua- república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES.




Silvia Regina Nunes

Doutora em Lingüística pela UNICAMP, possui Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Professora da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Universitário de Pontes e Lacerda. Atualmente presta serviço na Sede Administrativa da UNEMAT em Cáceres - MT como Assessora de Gestão de Políticas Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.









Flávio Roberto Gomes Benites

Sou licenciado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS- (Campus de Três Lagoas, 1997), graduado em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia (Curitiba, PR, 2000) e Mestre em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - (João Pessoa, 2005). Atualmente curso Doutorado em Linguística Aplicada na Unicamp, onde integro o Grupo de Pesquisa "Da Torre de Marfim à Torre de Babel" (liderado pela Profa Dra Maria José R. F. Coracini) na linha de pesquisa "Subjetividade e Identidade, Desconstrução e Psicanálise", com o projeto: "O processo migratório no Estado de Mato Grosso: identidades e discurso". Sou Professor Assistente II na Universidade do Estado de Mato Grosso. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, ensino, discurso, cultura, identidade e (i)migração.







Milena Magalhães

Possui graduação em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal de Rondônia (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE/Unesp, com estágio na Université Paris VIII. Atualmente, é professora na Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena, na área de literatura e líder do GEPEC - Grupo de pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea, coordenando o projeto O regional como questão na literatura brasileira contemporânea, com auxílio do CNPq.





Carmem Zirr Artuzo

Professora titular do departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na área de Língua Inglesa. Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente, coordena o Projeto de Extensão: Centro de Ensino de Línguas e de Pesquisa e o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras - Língua portuguesa e inglesa. É membro do grupo de pesquisa GELTEC - Grupo de Estudos sobre Linguagens e Tecnologia - UFMT. Tem focado seus estudos na constituição identitária docente e na integração das tecnologias digitais na formação de professores de língua inglesa.



Nancy Lopes Yung


 Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1978), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002,e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, relações cognitivas, retenção, escrita e estudos sobre a estrutura da língua literária.Desenvolve trabalhos na área de educação tratando da formação inicial e a continuada do professor da Educação Básica e o uso da NTIC-Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de línguas materna e estrangeira.





Joil Antônio da Silva


Possui graduação em Licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996) e Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Participa do Grupo de Pesquisa Linguagem: Discurso e Ensino, Foi Coordenador Regional do Campus Universitário de Pontes e Lacerda de fevereiro de 2008 a dezembro de 2011.




Thomas Massao Fairchild


 Possui Bacharelado (2002) e Licenciatura (2003) em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação (2004) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é diretor da Faculdade de Letras do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Língua Portuguesa, leitura, escrita, análise do discurso.







Marco Antonio Martins

É Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com estágio no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (2007-2008). É professor Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da mesma instituição. Atualmente, coordena o Projeto de História do Português Brasileiro no Rio Grande do Norte (PHPB-RN); coordena o GT de Sociolinguística da ANPOLL (Biênio 2010-2012); é presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE (Biênio 2010-2012). A pesquisa que vem desenvolvendo está relacionada aos aspectos da mudança gramatical no Português Brasileiro refletida na sintaxe da ordenação de constituintes, a partir da análise de textos escritos em português nos séculos 18, 19 e 20.




Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida

Possui graduação em Letras pela Fundaçao Educacional de Ituiutaba (1988), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, professora do programa de Mestrado em Linguística da UNEMAT, Coordenadora da UAB/UNEMAT; Diretora de Gestão de Educação a Distância; possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, ensino e aprendizagem de linguas estrangeiras modernas, educação a distância, análise do discurso sistêmico-funcional.





Vera Lúcia da Rocha Maquêa

Possui Graduação em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (1996); Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa (2006). Realizou Estágio de Pós doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3 (2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literaturas Africanas, Literatura e Política. Coordena o Projeto de pesquisa "Configurações literárias e representações do poder nas literaturas da América latina e da África austral" com apoio da FAPEMAT. Coordena o curso de Especialização em Estudos Literários. É integrante do Centro de Pesquisas em Literatura - CEPLIT- UnEMAT e do Programa de Mestrado em Estudos Literários da UNEMAT - PPGEL. Publicou, em co-autoria, o volume "Moçambique" da Coleção Marcos e Marcas, São Paulo, 2007; "O vampiro habita a linguagem: uma leitura da obra de Dalton Trevisan", São Paulo, 2008 e "A escrita nômade do presente: literaturas de língua portuguesa", São Paulo, 2010



                                                 
Maristela Curi Sarian

Possui graduação em Letras com Habilitação de Tradutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1998), campus de São José do Rio Preto, Mestrado em Estudos Lingüísticos pela mesma Universidade (2002) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, bem como nos Estudos da Tradução.

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